A crescente pressão por lead times menores e custos baixos de produção exige layouts eficientes. O Sistema de Produção deve ser preparado para poder responder de forma eficaz a estas expectativas.

Os estudos de layout industrial se aplicam na otimização de instalações existentes, expansões, transferência de instalações ou projeto de novos sites e envolvem a análise de:

Produtos, Tecnologias, Processos e Fluxos
Equipamentos, Pessoal e Áreas/Instalações disponíveis
Materiais (Materia Prima, Inventário em Processo e Produto Acabado)
Aspectos Logísticos (PCP, fornecedores, clientes/níveis de serviço, distribuição física)


INSTALAÇÕES EXISTENTES

O re-layout em instalações existentes tem por objetivos básicos:

Arranjos adequados (por produto, por processos, células, sistemas mistos, etc)
Dimensionamento e distribuição correta das áreas de estocagem e circulação
Simplificação dos fluxos de materiais / veículos / pessoas
Balanceamento dos fluxos de produção / Tratamento adequado dos gargalos
Visibilidade dos processos de produção
Menores custos com movimentação e armazenagem de material
Maior flexibilidade operacional (oscilações na demanda, alteração de processos, etc)

Os serviços podem ser requisitados com qualquer grau de abrangência. Podem envolver desde a simples relocação de um equipamento ou o reprojeto de um Almoxarifado, por exemplo, até a reformulação completa das instalações. Nos casos mais abrangentes são abordadas não apenas as áreas de produção, mas também toda a infraestrutura de apôio: portarias/balanças, estacionamentos, sistema viário, almoxarifados, manutenção, áreas administrativas, facilidades, utilidades, etc.

Para cada alternativa de layout proposta, a LOG Design analisa a relação de Custo x Benefício entre o investimento necessário para as mudanças e as vantagens competitivas obtidas através da mesma.


EXPANSÕES
No caso de expansões gerais ou setoriais, além das considerações acima, os serviços executados se propõem otimizar a integração entre os recursos expandidos e aqueles existentes. Quando há perspectivas de expansões adicionais a curto ou médio prazo, são efetuadas análises de Plano Diretor, garantindo que os recursos adicionados se integrem também com a situação futura e, sobretudo, não interfiram na mesma, evitando o crescimento desorganizado da Unidade Industrial. Sempre que necessário, são efetuados storyboards dos empreendimentos (ferramenta de análise que envolve todas as etapas de implantação, e permite visualizar graficamente as interferências e os impactos negativos que a obra pode ocasionar nas atividades normais de produção, permitindo a adoção de medidas preventivas).


TRANSFERÊNCIAS E NOVOS SITES

Transferências de instalações industriais representam excelentes oportunidades para "arrumar a casa" (o custo de implantação de um layout Ruim é geralmente o mesmo de um Bom). No caso de transferências efetuadas para locais com edificações pré-existentes, a LOG Design pode definir a melhor forma de ocupação das áreas disponíveis ou as intervenções necessárias para adequação das instalações aos processsos de manufatura específicos da empresa.

Para transferências ou projeto de novos sites onde as edificações, acessos, sistema viário e facilidades/utilidades possam ser livremente determinadas, explora-se a oportunidade ímpar de executar um Plano Diretor que ofereça as melhores condições econômicas de implantação, uso e expansibilidade dos recursos industriais.

A EMPRESA | SERVIÇOS | CLIENTES | CASES | CONTATO
© 2002 LOG Design - Todos os direitos reservados